sábado, 22 de janeiro de 2011

Renata Vilhena Secretaria Planejamento Governo Minas Gerais


Renata Vilhena Secretaria Planejamento Governo Minas Gerais, responsável pela liberação de recursos do orçamento, fixado em R$ 44,9 bilhões em 2010

A nova reforma administrativa que o governador Antonio Anastasia (PSDB) vai imprimir no próximo mandato terá como um dos focos principais o fortalecimento da Secretaria de Planejamento e Gestão, comandada por Renata Vilhena. A informação partiu de fontes ligadas ao Executivo. Vilhena, que deve ser mantida no cargo, cuidará da execução orçamentária do Estado, função hoje desempenhada pela Secretaria da Fazenda.

Na prática, ela terá o poder de liberar recursos, o que os políticos chamam de “caneta na mão”. Atualmente, o Planejamento é quem elabora a peça orçamentária, porém não cuida da execução. Para o ano que vem o valor total é de R$ 44,9 bilhões.

O novo desenho de atribuições ficará mais próximo do que ocorre no Governo federal. Em Brasília, o Ministério do Planejamento tem poderes maiores sobre o orçamento. Em Minas, a ideia é de que a Secretaria da Fazenda fique responsável apenas pela arrecadação estadual e fiscalização. Na pasta, também deve ser mantido o titular, Leonardo Colombini.

Renata Vilhena é um dos nomes de confiança de Anastasia. É consenso entre partidos e lideranças que ela desempenhará papel importante na nova gestão, aconselhando o tucano. Alguns correligionários dizem que ela será a principal auxiliar do governador, tendo mais destaque do que os outros secretários. E pode até ser preparada politicamente para disputar o Governo de Minas em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário