segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Inhotim impulsiona investimentos em Brumadinho MG

Inhotim impulsiona investimentos em Brumadinho


Movimento do Centro de Arte Contemporânea garante expansão da rede hoteleira e do comércio de Brumadinho





A economia de Brumadinho, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, está cortando a dependência da mineração e abraçando uma nova vocação: o turismo de artes. Desde a inauguração do Centro de Arte Contemporânea Inhotim, em 2005, uma série de novos empreendimentos ligados ao turismo está sendo aberta e ampliada. A cidade, que até pouco tempo não possuía qualquer estrutura de apoio ao turista, agora oferece pousadas charmosas e bons restaurantes.
 

 
O motor desse movimento é o Inhotim, misto de museu de arte contemporânea e parque botânico. Detentor do mais importante acervo de arte contemporânea do país, além de projeto paisagístico assinado por Burle Marx, o Inhotim atrai visitantes de todo o país e do exterior.
 

 
Da inauguração até hoje, mais de meio milhão de pessoas visitaram o museu. E o movimento cresce a cada ano. Somente em 2010, passaram pelo Inhotim 169 mil pessoas. Esse contingente é quase cinco vezes maior que a população de Brumadinho, de 34 mil habitantes segundo o Censo 2010. Antes das pousadas, esses visitantes eram obrigados a dormir em Belo Horizonte e a vencer a distância de 65 quilômetros que separa as duas cidades.
 


De acordo com pesquisa realizada pela Vox Populi, dos turistas que visitavam o Inhotim, apenas 4% eram de outros estados em 2007. No ano passado, este número subiu para 19%, o que demonstra o reconhecimento nacional que o museu vem ganhando. E estes turistas normalmente desejam dormir em Brumadinho para retornar ao museu no dia seguinte.
 


São estes turistas que estão movimentando a economia de Brumadinho, que antes girava apenas em torno da mineração. Em 2010, Inhotim recebeu 32 mil turistas de outros estados e 1.600 estrangeiros. Segundo proprietários de pousadas, o crescimento da demanda está sendo continuo e forte. Em determinados períodos, como nas férias de julho e feriados prolongados, as pousadas trabalham com 1 de ocupação.
 


Em Brumadinho, a maioria das pousadas se localiza na zona rural, principalmente no distrito de Casa Branca. Vários deles bastante sofisticados, com diárias que chegam a R$ 500. Um pacote completo para o final de semana, com visita a Inhotim, pode atingir R$ 1 mil por pessoa.
 

 
Com o foco nos esportes de aventura, o Verde Folhas é um dos estabelecimentos que estão se adequando à nova realidade. A proprietária Andrea Drummond de Sales afirma que agora está investindo mais em acomodações. "Antes, as pessoas que vinham apenas para o final de semana. Mas, nos últimos dois anos, elas passaram a chegar já na quarta-feira e ficar até domingo. Com isso nosso faturamento aumentou 80% no ano passado".
 

 
Por enquanto, no perímetro urbano, as opções de acomodação em Brumadinho ainda são poucas, mas dois importantes hotéis estão em fase final de construção. Juntos, eles disponibilizarão mais 80 novos leitos até o meio do ano.
 


De acordo com a diretora de Inclusão e Cidadania do Inhotim, Roseni Sena, o museu está desenvolvendo trabalho junto aos empresários locais com o objetivo de qualificar a oferta hoteleira. Uma vez por mês os empresários da região se reúnem para debater a melhoria dos empreendimentos, da infraestrutura e do atendimento ao cliente.
 

 

Segundo o diretor do Departamento de Turismo da Prefeitura de Brumadinho, Marcel Vasconcellos, há um o novo perfil de turista se dirigindo a Brumadinho.  "Os turistas que estão vindo têm permanecido um tempo maior na cidade e se hospedando nas pousadas. Além disso, é um público mais qualificado, que gosta de arte e de conforto", explica.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário